19.9.06

TESTE - Cidadania activa - Sistema de Saúde Doente



Cidadania Activa - Sistema Nacional de Saúde Doente

A imagem fala por aquilo que continua a ser assustadoramente pior no sistema nacional de saúde, mesmo com as significativas alterações de gestão.

O documento fotográfico é revelador do espírito e do suplício de uma manhã inteira de hoje, no Hospital Sta. Maria, serviço de neurologia.

Não se compreende muita coisa neste mundo dos necessitados, que como alguém disse há uns milénios atrás, sempre os haverá e pobres...Incompreensível porém, que não se páre para pensar um bocadinho e melhorar a qualidade de vida de um doente ou de quem padece de muitos males, entre os quais alguns pessoais e outros do sistema de saúde.

Senão vejamos:

1. Gestão de pacientes
Incompreensível porque tem de chegar todos os pacientes às 9 horas, dos vários médicos ali a prestar serviço, se alguns destes pacientes são atendidos para lá do meio da manhã.
Para quê e com que fim? Animarem-se com as faces risíveis uns dos outros?
Fizeram uma assinatura, vão lá todos os dias e gostam do espírito animador daquela colónia estatal de saúde?

2. Gestão de recursos
Das colaboradoras ali presentes, não há prioridades nem atribuição de tarefas, mesmo as diferenciadoras de tempos de espera. Quem tenha saído da consulta e quer ir apostar a vinheta do hospital, tem que ir novamente para uma fila interminável e o paciente, de muletas ou cadeira de rodas, fica a gelar.

Os equipamentos para gestão de ordem de atendimento está avariado, entre outros.

Qual país do 3º mundo, a televisão ligada, sem som, passa imagens para, sob o equipamento, os do lado de lá verem, uma vez que os do lado de cá, a nada tem direito.

As instalações são decrépitas, decadentes e ninguém cuida de nada nem de ninguém. As portas todas abertas, com enormes correntes de ar, devem servir para animar o ambiente com uma pitada do deus Éolos e afundar ainda mais o magro pecúnio mensal para o depositar na farmácia e alimentar as farmaceûticas da constipação.

3. Atendimento
Certamente que haverá horas e horas gastas na formação de pessoal e que a idade nada tem a ver com estas questões, mas no capítulo da simpatia já os planetas do sistema solar o deixaram de ser como Plutão agora, e aquelas senhoras deveriam ser aconselhadas a fazer uma plástica, que lhes tirasse os lábios e deixasse os dentes sempre à mostra...pelo menos isso, já que para mostrar boa disposição e simpatia (os outros não tem culpa dos nossos infortúnios!) não é preciso fazer de palhaço, embora algumas pessoas que fazem atendimento ao público merecessem o castigo de serem como o joker (filme do Batman, lembram?)

4. Recomendação
Um hospital criado para ser referência a nível nacional e com uma faculdade de medicina que lhe está associada, é lamentável que chegue ao ponto de ser mais um antro de non sense que de verdadeira gestão hospitalar, para não falar do ambiente profissional deprimente.

Será que os profissionais e pacientes, tendo uma opção diferenciadora com o mesmo nível de assistência médica mas de "cara lavada" a todos os níveis, não a escolheriam?

Será que os profissionais e os pacientes ou mesmo simples observadores recomendariam estes serviços pela actual situação?

Apontem as principais questões a resolver e rapidamente constatarão que há coisas que não é preciso dinheiro para resolver, numa época que priveligia a economicidade do tempo e da palavra.

Sem comentários:

Social BookmarkAdd to Google Reader or Homepage